sexta-feira, 19 de abril de 2013

PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM SANTA CATARINA

Yedda Goulart (organizadora)


Desde tempos imemoriais vem a Literatura desempenhando um importante papel no caminho evolutivo trilhado pela humanidade.A leitura de bons textos na infância nos acompanha por toda a vida transformando-se em referência de momentos felizes dos quais extraímos a essência mítica que preenche os anseios de nossa alma em busca de sua expressão maior.

A leitura proporciona experiências insubstituíveis que desvendam caminhos que nos levam à compreensão do papel da percepção de que existe em cada ser, em cada cenário, em cada circunstância, muito mais do que nossos olhos cotidianos são capazes de perceber. 

 Assim sendo, é possível avaliar a importância da literatura destinada a crianças e jovens.No livro
como título acima,por mim organizado, tem como objetivo evidenciar aqueles que se colocam como mediadores entre a rotina e a riqueza de ângulos que ela pode conter.

Como num passe de mágica transformam meninas em princesas, falam de reinos que embora pareçam distantes estão dentro de nossos sonhos e esperanças, contam como é possível transformar um passeio, uma lembrança, um animalzinho, um sentimento, um desejo, um sonho, uma incerteza, uma saudade, uma alegria ou uma tristeza em beleza que leva à compreensão de nossa riqueza e diversidade interior.

Nos livros, desfilam personagens que reconhecemos porque correspondem à infinita diversidade e riqueza de nossas emoções e expectativas suprindo a sede  de compreensão deste mundo interior que nos fala que a vida é muito mais do que, apenas correr atrás de poder,riquezas e sucessos.
A psicologia contemporânea descobriu na leitura e na contação de histórias  recursos importantes para acessar reações positivas e serenar estados nebulosos.
A matemática necessita da capacidade de interpretação que os textos exercitam; a ciência tem comprovado que nem sempre a ficção é fantasiosa, etc.

Os autores aqui apresentados, sabemos, não esgotam a lista daqueles que criam arte literária em nosso Estado..Há muitos outros, todos criando sem esmorecer diante das dificuldades de um ambiente cultural que não se entusiasma com o que não tem resultados visivelmente imediatistas e financeiros.Mas, são alguns dos que conseguimos alcançar.

 Este trabalho não objetiva analisar ou classificar ninguém.Mas, simplesmente divulgar autores e ilustradores catarinenses ou que aqui vivem e criam obras de reconhecido valor.E vamos dizer porquê

.Há pouco tempo estou representando a AEI-LIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil em SC.No exato momento em que tomei posse desta representatividade, percebi a dificuldade de arregimentação dos autores (escritores e ilustradores) para que pudéssemos ter uma presença atuante junto à Direção nacional e aos órgãos culturais do país,em todas as suas instâncias.

Quem éramos nós? Onde estávamos? Como chegar a todos os recantos do Estado onde alguém estivesse trabalhando para a formação de leitores? Como dialogar com o maior número possível de autores? Consegui alguns endereços postais e eletrônicos. Muitas cartas e e-mails nunca chegaram ao seu destino.A informação da AEI-LIJ era a de que muitos associados não comunicavam a mudança de endereços. Mas eu não poderia desistir e assim assumi o compromisso de elaborar uma antologia de escritores de LIJ em SC, na UNOESC – em Joaçaba, no ano de 2004 – durante o Congresso de Língua e Literatura que incluiu o Encontro de Literatura Infantil e Juvenil.

É uma primeira tentativa de arregimentação de escritores dedicados á Literatura Infantil e Juvenil. Estou ciente de que nem todos estão fazendo parte desta antologia, pois a produção catarinense está ainda muito seccionada. O que deveria correr o Estado como um processo de troca de conhecimento entre as regiões estaciona em cada canto, sem recursos para uma melhor divulgação dentro e fora do Estado.

O mundo da Literatura é um mundo silencioso, solitário onde, muitas vezes nos sentimos como numa viagem para lugares não planejados.A dispersão é grande em se tratando de região para região em nosso Estado. Sabe-se de um nome aqui, outro ali...Qual a causa?O escritor, de modo geral, raramente está sob holofotes. Apenas nos breves instantes que compreendem o lançamento de um livro, ou nas poucas e raríssimas linhas de uma pequena nota de algum jornal local, caindo em seguida no esquecimento por falta de uma crítica literária especializada ou, do interesse das faculdades de Letras e Pedagogia – com raríssimas exceções e, por falta  ainda de políticas públicas que  incluam novos autores e ilustradores, que não esperam nada muito burocrático, mas principalmente apoio para edição, divulgação e distribuição de seu trabalho.

Há alguma coisa acontecendo nas tentativas de composição das Câmaras Setoriais do Livro, no âmbito do MINC, bem como das Conferências Meso-Regionais de Cultura do Governo do Estado, recentemente convocadas, dentre outras tentativas de governos anteriores. Porém tudo acontecendo de forma teórica, lenta e burocrática, embora reconheçamos que estipular políticas culturais neste imenso país não é uma tarefa fácil.São tantos os órgãos e hierarquias administrativas envolvidas que o entendimento entre possibilidades, interesses e verbas é pesado e lento.

Felizmente, há muitos professores conscientes da necessidade da formação de leitores para que o povo brasileiro cada vez mais se aproprie da cultura a fim de que se aprimore o juízo crítico que há de elevar os níveis de conhecimento e consequentemente de cidadania.O caminho é árduo. Trabalha-se muito e ao contrário dos ases do esporte, ou dos astros da TV ou ainda do fascínio dos autores estrangeiros, percebemo-nos muitas vezes desanimados e somente devido a uma necessidade sem muita explicação, continuamos forçando portas.

Daí a constatação de que os escritores que não trabalham com grandes editoras, que não vivem nos grandes centros do país, que não contam com uma divulgação eficiente, dificilmente ficam conhecidos ou se conhecem uns aos outros.

A Literatura Infantil e Juvenil em nosso Estado, conta com excelentes autores, entre eles, alguns que conseguiram romper com os limites estaduais, trabalhando com grandes editoras como: Werner Zotz, Maria de Lourdes Krieger, Flavio José Cardoso, Alcides Buss, Rosana Bond, Shiozo Tokutaki e recentemente, Eloi Elizabete Bocheco e Maicon Tenfen, que estão ampliando seus horizontes.

Quem sabe quantos mais?Há dentre os autores aqui apresentados, alguns que não se dedicam apenas à Literatura Infantil, possuindo uma obra bastante conhecida e considerável. Porém, são autores que experimentando esta vertente têm obtido grande aceitação do público alvo.Esperamos que a partir desta 1ª edição outros nomes se juntem a estes, cujos textos nada deixam a dever a escritores de outros Estados.

Quanto aos ilustradores a tarefa de congregá-los e apresentá-los é ainda mais difícil.Podemos citar alguns como Fernando Lindote, Jandira Loren, Márcia Cardeal, Andréa Ramos, Rubens Belli, Pedro Joésio Wilbert, Marcos Rodrigues, João José da Silva, Vera Lucia Borges, Samara Sena,Carlos Meira entre muitos outros.

 Nenhum deles dedica-se exclusivamente à ilustração, porque a produção de livros não é contínua em cada região e nem em cada editora. Divulgar o conjunto chama a atenção para as partes que o compõem.

 Assim sendo, há também um grande trabalho a ser desenvolvido para que a produção destes profissionais seja conhecida e valorizada como merecem. Alguns ilustram apenas uma obra e dedicam-se a outras atividades bem mais constantes e compensadoras.Devido ao desconhecimento do conjunto de nossos autores de LIJ (Escritores e Ilustradores), Santa Catarina não possui uma representação significativa capaz de influir nas políticas culturais públicas, e participar dos grandes eventos nacionais representada pelos seus produtores.

É mais que tempo de união, de divulgação de nossos autores, de representação e de congraçamento para que possamos ser considerados em nível nacional. Para tanto, é importante a parceria da editoras, livrarias, universidades e estabelecimentos de ensino públicos e particulares para que apresentem estes profissionais em eventos como feiras de livros, conferências, escolas, oficinas e mini-cursos, contatos com alunos e professores.Este trabalho nasceu da constatação da ausência de bibliografia para pesquisa que favorecesse nossos professores e todos os escritores que estão iniciando seus trabalhos para que possam ser divulgados, bem como todos aqueles que se interessam pelo crescimento cultural de nosso Estado.

São os professores, principalmente, que nos apresentam aos leitores aos quais dirigimos nosso trabalho. São eles que divulgam a literatura catarinense e com ela a diversidade de nossa cultura.Assim sendo, a todos que desejam um Estado conhecido também por sua produção literária dedicamos esta “PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM SANTA CATARINA.”