Meus Livros






                                                            




  

LIVROS EDITADOS

Aventuras na Ilha da Magia, 1996 (5ª edição – 5.000 exemplares);


Aventuras na Serra, 1997 (infanto – juvenil);-( 2ª edição) 1.5000 exemplares;


Mosaico, 2000 (poesia);


A Felicidade se Conquista com Gentileza, 2003 (comportamento) todos pela Editora Insular;


Coleção Ursinhos Companheiros, (4 volumes-infantil) pela Editora Todolivro. Blumenau.2002;


Vidal Ramos -um lageano, uma paixão - Editora Insular, Florianópolis . 2004;

Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina - Editora Insular - Edifurb -  2009;

Em Busca do Grande Portal - Editora Cuca Fresca - 2014.


Os livros Aventuras na Ilha da Magia e Aventuras na Serra fazem parte de uma coletânea que busca apresentar aos jovens a diversidade étnica e cultural que caracteriza SC ,bem como a diversidade de climas e cenários.


Baseado no 1º livro acima citado produzimos roteiro do curta metragem de animação Aventuras na Ilha da Magia, com a participação de Aline e Rubens Belli, premiado pela Fundação Catarinense da Cultura, em 2002. O vídeo foi apresentado em 13 comunidades de Florianópolis em igrejas, centros comunitários,restaurantes e associações de bairros,além de várias escolas da região. 

Foi lançado no gênero biografia/história o livro Vidal Ramos Junior – um lageano, uma paixão, 2004, também pela Ed. Insular.

CONTOS

O conto A Janela classificou-se em  1º lugar; e Honra ao Mérito ao conto O Casarão, no concurso de Contos promovido pela Associação Médica de Santa Catarina, no Curso Atualização da Mulher para cujo encerramento proferi palestra na Assembléia Legislativa do Estado.

Participei eventualmente com ensaios, crônicas e poesias, resenhas e entrevistas em vários órgãos culturais tais como: Travessia – revista de Literatura do Curso de Pós Graduação da UFSC; Teias – revista lítero – cultural do Departamento de Língua e Literatura Vernácula da UFSC; Veredas Culturarte, revista da Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí; Ágora, revista do Arquivo Público de Santa Catarina, A Ilha – Suplemento Literário, A Figueira – Prosa e Verso, (Fpolis), e jornais “O Estado” (Fpolis), “Correio Lageano” e “Revista Visão” de Lages,SC.

Mais recentemente, tive oportunidade de participar de O Balainho boletim de Literatura Infantil e Juvenil do Centro de Ciências da Educação, Humana e Letras da UNOESC. (agora extinto).
Sobre estes trabalhos foi lançado neste ano(abril 2012) o livro Um Dedo de prosa,outro de Poesia - conversas com quem gosta da palavra.Este livro que contém entrevistas publicadas pelo Balainho foi organizado por Eloi Elisabete Bocheco,FAbiano Grazioli e Zenilde Durli e publicado pela Ed.HAbilis.


Tenho participado freqüentemente de trabalhos com meus livros infanto-juvenis em escolas estaduais municipais e particulares no Estado de Santa Catarina, bem como na semana do Autor Catarinense, por três vezes no Curso e Colégio Energia em Florianópolis.

Colaboro com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Florianópolis com palestras e visitas às escolas municipais através do programa coordenado  pelo setor de Educação Continuada da referida secretaria  denominado " Clube da Leitura - A gente Catarinense em Foco".


Participação em Antologias


Presença da LIteratura nfantil e Juvenil em SAnta CAtarina
antologia virtual organizada pela dra. Eliane Debus da UFSC.

3º Concurso Literário -   Sinergia ( Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis) -   Conto e Poesia  - Florianópolis,1999

Enigmas do Amor
Scortecci Editora.São Paulo.2009

Um Dedo de Prosa,outro de Poesia:conversas com quem gosta da palavra.
Organizadores:Eloi Elisabete Bocheco,Fabiano Tadeu Grazioli,Zenilde Durli.
HAbilis Editora,Erechim,RS.2011

 Palestras e oficinas:
– Produção de textos – O personagem;
- Literatura e Televisão;
- Ler o Mundo;
- Por que Poesia;
- Literatura e Multimeios-  UFSC,(Florianópolis)  UNIVALI,(Itajaí) como também  FACVEST e  UNIPLAC (Lages) e UNOESC (Joaçaba).

Representante da AEI-LIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina, durante oito anos permanecendo atualmente como associada.
Por esta função organizou a antologia “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”no intuito de divulgar e congregar escritores e ilustradores , residentes ou que vivem e produzem em SC.


LANÇAMENTO DO LIVRO: “PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM SANTA CATARINA”

Este trabalho se propõe a ser um instrumento de divulgação da produção literária infantil e juvenil entre os educadores e um estímulo à leitura.
Foi concebido para suprir a ausência de bibliografia nesta área e inspirado pela necessidade de representação de autores catarinenses perante a AEILIJ ( Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) , entidade com representação atuante em vários Estados brasileiros.