Breve currículo


Yedda Goulart

Nasceu em Lages.É licenciada em Letras pela Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), é habilitada em Inglês, Português e Literatura Brasileira.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ,com concentração em Literatura Brasileira , com defesa da tese – “O Piano, de Aníbal Machado – Gênese e Variações”.

Foi professora de Português e Literatura Brasileira no Instituto Estadual de Educação, como professora de 5ª até 3º ano do 2º grau e  Coordenadora do Departamento de Língua e Literatura Vernácula daquele que é o maior estabelecimento escolar público de SC, onde criou o “Jornal Veredas” – órgão informativo e Cultural daquele estabelecimento. (já extinto).
Coordenou também os eventos relativos ao Centenário desta escola em 1992,para o qual elaborou uma programação comemorativa durante  o decorrer do ano,culminando com uma sessão cultural no Teatro do CIC, com participação de autoridades político- adminstrativas, convidados especiais Diretores  da escola,ex- professores, professores ,pais de alunos e simpatizantes do IEE.
Para tanto contou com a colaboração da comissões formadas pelas chefias dos departamentos e professores de todas as matéria do currículo escolar.

Foi representante por Santa Catarine da AEILIJ -Associação de escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil ,com sede no Rio de Janeiro e com representantes em vários Estados do país.

O conto A Janela classificou-se em  1º lugar; 

Honra ao Mérito ao conto O Casarão, no concurso de Contos promovido pela Associação Médica de Santa Catarina, no Curso Atualização da Mulher para cujo encerramento proferi palestra na Assembléia Legislativa do Estado. 

Participa eventualmente com ensaios, crônicas e poesias, resenhas e entrevistas em vários órgãos culturais tais como: Travessia – revista de Literatura do Curso de Pós Graduação da UFSC; Teias – revista lítero – cultural do Departamento de Língua e Literatura Vernácula da UFSC; Veredas Culturarte, revista da Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Piauí; Ágora, revista do Arquivo Público de Santa Catarina, A Ilha – Suplemento Literário, A Figueira – Prosa e Verso, (Fpolis), e jornais “O Estado” (Fpolis), “Correio Lageano” e “Revista Visão” de Lages,SC.

Mais recentemente, tive oportunidade de participar de O Balainho boletim de Literatura Infantil e Juvenil do Centro de Ciências da Educação, Humana e Letras da UNOESC. (agora extinto).Sobre estes trabalhos foi lançado neste ano(abril 2012) o livro Um Dedo de prosa,outro de Poesia - conversas com quem gosta da palavra.Este livro que contém entrevistas publicadas pelo Balainho foi organizado por Eloi Elisabete Bocheco,FAbiano Grazioli e Zenilde Durli e publicado pela Ed.HAbilis.
Tenho participado freqüentemente de trabalhos com meus livros infanto-juvenis em escolas estaduais e particulares no Estado de Santa Catarina, bem como na semana do Autor Catarinense, por três vezes no Curso e Colégio Energia em Florianópolis.

Colaboro com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Florianópolis com palestras e visitas às escolas municipais através do programa coordenado  pelo setor de Educação Continuada da referida secretaria  denominado" Clube da Leitura - A gente Catarinense em Foco".


Participação em Antologias


Presença da LIteratura nfantil e Juvenil em SAnta CAtarina
Editora Insular -Florianópolis.Santa Catarina.2010
3º Concurso Literário - Conto e Poesia
 Sinergia -Florianópolis

Enigmas do Amor
Scortecci Editora.São Paulo.2009

Um Dedo de Prosa,outro de Poesia:conversas com quem gosta da palavra.
Organizadores:Eloi Elisabete Bocheco,Fabiano Tadeu Grazioli,Zenilde Durli.
HAbilis Editora,Erechim,RS.2011

 Palestras e oficinas:
– Produção de textos – O personagem; 
- Literatura e Televisão; 
- Ler o Mundo; 
- Por que Poesia; 
- Literatura e Multimeios-  UFSC,(Florianópolis)  UNIVALI,(Itajaí) como também  FACVEST e  UNIPLAC (Lages) e UNOESC (Joaçaba).

Representante da AEI-LIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina, durante oito anos permanecendo atualmente como associada.
Por esta função organizou a antologia “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”no intuito de divulgar e congregar escritores e ilustradores , residentes ou que vivem e produzem em SC. 
LANÇAMENTO DO LIVRO: “PRESENÇA DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL EM SANTA CATARINA”

Este trabalho se propõe a ser um instrumento de divulgação da produção literária infantil e juvenil entre os educadores e um estímulo à leitura.
Foi concebido para suprir a ausência de bibliografia nesta área e inspirado pela necessidade de representação de autores catarinenses perante a AEILIJ ( Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) , entidade com representação atuante em vários Estados brasileiros.